Shadowban: Como evitar o bloqueio do Instagram?

Shadowban: Como evitar o bloqueio do Instagram?

Se você já sentiu que seu alcance e engajamento diminuíram ou pararam de crescer de uma hora pra outra, saiba que o algoritmo pode não ser o único responsável. Em algumas situações pode acontecer o temido shadowban do Instagram, onde os posts são removidos das buscas por hashtags. Se você não faz ideia do que é essa palavra estranha, fizemos esse artigo cheio de informações sobre o misterioso!

O que é Shadowban?  

A palavra significa bloquear o usuário de uma rede social de forma que ele não perceba que foi banido e existe desde 2006, apesar de ter se popularizado no Instagram apenas em 2016.

Shadowban é quando seu conteúdo deixa de aparecer nos feed de hashtags, localização e até mesmo na aba de Explorar. Aparecendo apenas para seguidores, o que diminui muito o alcance do perfil.

Isso funciona para a rede, porque alguns perfis usam técnicas impróprias para expandir os números como bots, automações e hashtags irrelevantes, que não necessariamente têm relação com o conteúdo postado, deixando a experiência dos demais usuários nada agradável.

Importante: O mau uso do algoritmo pode causar um resultado parecido, por isso, nem sempre o shadowban  será o único motivo do seu baixo alcance, por isso é importante analisar o motivo do seu baixo alcance.

Como saber se seu perfil foi vítima do shadowban? 

  • Faça uma publicação;
  • Na publicação, use uma hashtags que você usa frequentemente e que não seja tão usada;
  • Peça para que cinco perfis que não te seguem pesquisar pela hashtag que você usou na publicação;
  • Veja se você está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags.

Se os perfis não encontrarem sua publicação é um sinal de que você está no shadowban, mas fica calmo que vamos dar algumas dicas pra solucionar o problema. 

Como resolver o shadowban no seu perfil?

1. Dê uma pausa de 24h a 48h no perfil. Nada de posts, stories nem se quer passear pelo feed, de preferência, nem faça login na conta;

2. Se você faz muitos posts no mesmo dia, o Instagram pode te considerar um spammer. Tente manter um número de publicações razoável, como uma conta pessoal, por exemplo;

3. Sabe aqueles apps que pedem pra você autorizar o acesso ao perfil no Instagram? Então, eles enchem a nossa conta de acessos, por isso, desconecte esses acessos;

4. Mude para perfil pessoal por um tempo;

5. Se nada der certo, entre em contato com a plataforma para resolver o problema.

Se liga nessas dicas para não cair nessa.

1- #Não #use #hashtags #quebradas. Se for usar hashtags priorize unir frases em uma única hashtag;

2- Não quebre as diretrizes da plataforma, comportamentos fora dos ideais da rede resultam em diversas punições para sua conta. Leia as regras!

3- Não repita ações. Se você rola o feed curtindo tudo que vê pela frente, dando follow ou unfollow em muitos perfis, a plataforma pode entender que você é um bot, um perfil robô;

4- Não use automações para ganhar seguidores. O instagram consegue detectar esse tipo de comportamento robótico dentro do seu perfil e o resultado não é nada positivo.

Já aconteceu com você? Conseguiu resolver o problema? Conta aqui pra gente nos comentários!

Por Rafaelly Alves

Agência MOSAICO - Influência com Conteúdo 🌐

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *