O que é Marketing de Oportunidade e como usá-lo no seu conteúdo

O que é Marketing de Oportunidade e como usá-lo no seu conteúdo

O Marketing de Oportunidade é quando uma empresa trabalha um tema que está em alta em benefício próprio. Pode ser uma data comemorativa, uma celebração cultural, uma tendência ou até mesmo uma ação da concorrência para autopromoção.

A ideia é trazer a atenção dessa situação para um produto, serviço ou marca. Esse tipo de marketing é muito funcional (e aplaudido, quando bem feito), porque muitas vezes é mais barato: seja um repost ou mesmo uma resposta nos comentários de algum usuário, tem o potencial de aumentar o alcance, o engajamento e estreitar a relação da marca com o público.

Como usar o Marketing de Oportunidade 

  • Antes de qualquer coisa é preciso conhecer seu público e acompanhar suas mudanças para entender o que é pertinente;
  • Estar atento ao que acontece no mundo, já que o Marketing de Oportunidade é momentâneo e as tendências passam tão rápido quanto aparecem. É importante saber usar o timing. Uma dica é acompanhar os Trending Topics do Twitter ou o Google Trends e estar antenado com os assuntos mais comentados do momento;
  • Acompanhar a concorrência: o que estão fazendo, sobre o que estão falando e como está sendo a resposta do público.

Claro que nem tudo são flores e tem alguns pontos onde é preciso ter muita atenção para usar esse tipo de oportunidade. 

  • A internet não é terra de ninguém, por isso nada de usar imagens sem autorização ou tratar de forma inapropriada os temas. A quantidade de marcas que fizeram uso indevido da cantora Karol Conká vai render um bom número de processos, se ela assim quiser;
  • Nem tudo é oportunidade. Alguns assuntos são muito delicados para serem tratados de forma rasa ou simplesmente não tem relação com a sua persona. Recentemente, influenciadores foram criticados por utilizarem o tema sensível do cancelamento e da empatia como forma de promover marcas;
  • Tenha muito cuidado com a linguagem, pois na internet é muito fácil algo não soar como planejado ou ser mal interpretado;

Ana Maria Braga deu uma AULA de publi de oportunidade

Toda quarta-feira a apresentadora recebe o eliminado da semana, do Big Brother Brasil, no seu programa “Mais Você”. Na semana de eliminação da rapper Karol Conká, a internet começou uma brincadeira de que Ana Maria não iria para o trabalho para não realizar a entrevista.

Acontece que alguns perfis no Twitter alteraram o próprio nome para “Ana Maria Braga” e fizeram tweets fingindo ser a apresentadora, enganando (e engajando) vários usuários:

Aí surgiu a oportunidade. Para desmentir a situação, a apresentadora fez uma postagem robusta: além de esclarecer o ocorrido, ela ainda aproveitou para falar sobre o problema seríssimo das Fake News na atualidade e indicou o livro “1984”, de George Owell (que inclusive é a obra que inspirou o próprio programa Big Brother), e menciona que você pode ter acesso ao livro físico ou fazer a leitura online. Até aí, nenhuma surpresa.

Mas ao final desse conteúdo, Ana Maria entra com um publi (totalmente inesperado) divulgando um aplicativo de leitura online e ainda compartilha seu cupom de uso. K.O. Um exemplo de conteúdo de oportunidade bem feito, robusto, atual e coerente!

Na hora de criar seu conteúdo em cima de uma oportunidade, pense em como esse conteúdo pode se relacionar com você, sua marca e seu público, e não apenas em surfar na onda. 

Lembra de algum outro case interessante? Conta aqui nos comentários!

Por Rafaelly Alves

Agência MOSAICO - Influência com Conteúdo 🌐

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *