Nos últimos dias, grandes empresas, como Meta e o McDonald’s Global, têm abandonado suas iniciativas de diversidade, como o Meta descontinuando a checagem de fatos e permitindo que a comunidade LGBTQIAPN+ seja ligada a doenças mentais, e o McDonald’s Global desistindo de implementar práticas em prol da inclusão. Essa tendência preocupante também afeta outras corporações, como Google, Disney e Amazon, que estão se afastando de políticas que promovem a diversidade. Essa mudança está indo contra a agenda ESG. Diversidade e Inclusão não podem ser vistas como modismo, mas sim como humanidade.
E convenhamos, a gente sabe que uma empresa plural tem mais vantagem competitiva nas contratações e na imagem perante o mercado. Diversidade em uma empresa traz mais inovação, mais criatividade e um ambiente de trabalho mais respeitoso, além de ter o potencial de conquistar mais públicos e fidelizar consumidores.
Na Creator Economy, os influenciadores plurais possuem o papel de se conectar com suas audiências, fortalecendo suas comunidades e promovendo a representação. A MOSAICO – Influência com Diversidade , 1ª agência de influência com foco em diversidade do país, acredita que as marcas desempenham um papel fundamental na inclusão e diversidade. Em um mundo plural, campanhas publicitárias precisam refletir essa diversidade constantemente e não em momentos pontuais, e o retrocesso nas políticas corporativas não apenas prejudica a representatividade, mas também empobrece as narrativas disponíveis para o público em geral.
Diante desse cenário, pergunto: até onde as empresas estão dispostas a ir para manter a inclusão, ou seguirão o caminho da conformidade e do retrocesso? Bom… Cabe a nós, cobrar o posicionamento das marcas, apoiar creators que representam e abordam esses temas e exigir que as empresas e líderes sejam responsáveis por promover esses valores.
A escritora e ativista lésbica, Audre Lorde, nos lembra de que ‘A diversidade é a nossa força.’ Vamos usar essa força para criar um futuro mais inclusivo e diverso. Espalhe Diversidade.