Na era da Economia da Atenção, influenciadores e criadores de conteúdo desempenham um papel central na formação da opinião pública, mas enfrentam o desafio da desinformação e da instabilidade das redes sociais.
Como foi o caso do TikTok, que foi banido temporariamente nos EUA, apenas para voltar ao ar na posse do Presidente Donald Trump, que inclusive, contou com a presença dos CEOs de outras redes. Esse episódio exemplifica como as plataformas podem ser manipuladas para atender a interesses políticos (Mas isso todo mundo sabe).
Situações como essa, comprovam que o ambiente digital tornou-se imprevisível, principalmente para as marcas. Mudanças nas políticas das redes sociais podem impactar campanhas. Aliado a isso há também a desinformação e a polarização, que podem ameaçar a confiança dos consumidores. Por exemplo, os brasileiros passam quase 40% do tempo online nas redes sociais, que solidificam algoritmos que reforçam bolhas de opinião e podem aumentar os riscos de associar narrativas a controvérsias políticas, o que pode prejudicar a imagem de empresas, marcas e influenciadores.
Por isso, a importância de trabalhar com agências digitais especialistas como a MOSAICO – Influência com Diversidade , que podem ajudar as marcas a navegarem nesse ambiente desafiador, ainda mais quando há tantas narrativas, mudanças constantes, alterações de algoritmos e um ambiente cada vez mais diverso.
Esse cenário exige cada vez mais responsabilidade no uso das plataformas sociais, sendo crucial que influenciadores e todos nós adotemos um olhar crítico. O que está em jogo não é apenas a nossa atenção, mas a integridade da informação e o futuro da sociedade.