Guia de Tendências 2023

A Mosaico, 1ª agência de influência com foco em diversidade do país, vem lançando anualmente guias com tendências do setor de marketing de influência. Depois de duas edições, incluindo a última versão de 2022,  a agência acaba de disponibilizar sua terceira análise, o Guia de Tendências 2023, que promete prever o que fará sucesso nas redes nesse ano. 

O Brasil já é considerado o país dos influenciadores com mais de 20 milhões de auto intitulados creators, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Meta. A agência analisou os relatórios que foram compartilhados pelas plataformas, consultorias e institutos de pesquisa no último trimestre de 2022. 

Em suas edições passadas, os conteúdos trouxeram uma nova visão sobre o marketing de influência e a importância de utilizá-la em suas estratégias, além de prever os principais nichos que ficariam em alta durante o ano como Bem Estar e Streamers. 

Neste ano, o guia revela o que se mantém e as novidades no universo da influência, além de uma lista de influenciadores que prometem marcar presença nas nossas telas e o tipo de conteúdo que o público deverá sentir mais interesse. Um destaque é que todas as imagens que ilustram o material foram desenvolvidas através de Inteligência Artificial, algo que veremos com frequência durante o ano . 

Além das IAs – Inteligências Artificiais – Algumas das tendências que aparecem no guia já estão sendo implementadas, é o caso das comunidades, criadas para aproximar influenciadores e marcas criando uma relação mais real entre as partes. A própria Mosaico já utiliza o formato de squad em diversas ações.  

O conteúdo está completo, com informações sobre monetização, algoritmos e outros temas essenciais para desbravar as redes durante o ano de 2023. Para acessar o Guia de Tendências basta acessar o link https://sigamosaico.com/tendencias2023/ e baixar o conteúdo completo. Boa leitura!

PESQUISA: Creatos Lésbicas no Brasil

A Mosaico se tornou pioneira ao realizar a primeira pesquisa direcionada a influenciadores LGBTQIAPN+ e mais para frente a pesquisa Creators Trans. As amostragens destacaram uma realidade já percebida anteriormente: existe desigualdade dentro da sigla. Onde alguns membros sofrem diferentes formas de preconceito e apagamento.

Pensando nisso, decidimos focar em uma parcela de criadoras de conteúdo que é muitas vezes apagada e/ou sexualizada: As criadoras lésbicas.

Considerando a localização, conseguimos chegar ao resultado de que a maior parte das influenciadoras nasceram (33,7%) e moram (45,7%) no estado de São Paulo.

A maior parte desse grupo está na faixa etária de 25 à 35 anos, correspondendo a 65,2% dos responsáveis. Apenas 1,1% com mais de 55 anos e nenhum respondente com menos de 18 anos. O que levantou a questão da descoberta da sexualidade tardia para lésbicas.

Essa questão teve resposta de múltipla escolha, visto que é possível se identificar com diferentes gêneros. Ainda assim, 92,2% respondeu ser cis gênero.

Sobre estados civil, 33,7% está namorando, 22,8% em união estável, 18,5% casades, 18,5% solteires, 3.3% outros e 2,2% divorciades.

Referente a raça, a maioria esmagadora respondeu ser branca (62%), seguida por pretas (23,9%), pardas (7,6%), indígenas (3,3%) e amarelas (1,1%).

O Instagram é a principal plataforma de trabalho para 81,5% das respondentes.

A base de seguidores das respondentes estava dividida em: micro 42,4%, nano 40,2%, meso 13%, macro 2,2% e mega 2,2%

Os principais temas abordados são, entretenimento 41,3%, cultura e história lgbtqia+ 38%, gênero e sexualidade 37% e ativismo e direitos 30,4%.

71,1% não possuem agente/ agência e se auto representam, fazendo com as marcas.

Sobre a segmentação: beleza, higiene e perfumaria lidera (31,5%) como o segmento que as marcas mais realizam ativações com influs lésbicas.

Há uma preocupação maior por parte de consumidores e, consequentemente, de creators em adotar marcas de acordo com o seu posicionamento. Buscamos conhecer mais sobre o que leva creators a trabalharem ou não com uma marca. 

ONDE ESTÃO AS CREATORS LÉSBICAS?

Somos uma agência especializada em Marketing de Influência que tem como propósito trazer pluralidade para a comunicação, dando visibilidade para influenciadores diversos e conectando-os a marcas. Conhecida por nossas pesquisas desbravando o universo de Creators LGBTQIAPN+ (2020) e Creators Trans (2021), retornamos para falar sobre quem pertence à letra L na sigla LGBTQIAPN+.

A pesquisa ficou no ar durante o mês de maio e contou com o mapeamento de 170 nomes. Além do apoio da YOUPIX, uma das maiores consultorias de influência da América Latina, contamos com influenciadores parceiros que auxiliaram na divulgação. Ao final, foram 115 respostas coletadas revelando que 68,5% residem no sudeste e que a faixa etária predominante é a de 25 a 35 anos, representando 65,2% do recorte. Além disso, também foi possível conhecer os temas abordados por essa comunidade: 41,3% responderam tratar de temas relacionados ao entretenimento, seguidos de 38% que responderam criar conteúdos relacionados à cultura e história LGBTQIAPN+.

A pesquisa de 2020, apontou que 33,3% das criadoras lésbicas não recebem qualquer tipo de remuneração pelo trabalho de creator, nessa amostragem conseguimos ir além desse dado, descobrindo que 71,1% dessas criadoras não possuem um agente ou agência e se auto-representam, podendo assim estar fora de bancos de influenciadores e tendo seu acesso dificultado a ações publicitárias.

Das respondentes que já foram procuradas por marcas, 88,3%  alegaram maior procura durante o Mês do Orgulho e 38,3% ao mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico. Outras datas lembradas estão o Dia da Mulher (38,3%) e Dia dos Namorados (35%). A busca por influenciadoras lésbicas é sazonal, como ressalta essa participante em um comentário anônimo “Nós não existimos apenas no mês do orgulho e não falamos apenas sobre nossas opressões, trabalhamos nas mais diversas áreas e influenciamos as pessoas de diversas formas.”

Os dados coletados nessa pesquisa destacam uma ideia que já não é novidade: criadoras lésbicas sofrem apagamento dentro e fora da comunidade LGBTQIAPN+. “Através da pesquisa, queremos dar visibilidade a esse nicho de creators para que elas possam estar mais presentes em campanhas. É importante que as marcas mostrem as vivências de influenciadoras lésbicas com naturalidade ao longo de todos os dias do ano e não só em datas alusivas.“, explica a Coordenadora da Pesquisa Yhevelin Guerin, lésbica e sócia da Mosaico.

Para ter acesso ao resultado da pesquisa, basta acessar o link por aqui  e preencher um formulário rápido para acessar todos os dados da pesquisa inédita. 

A hora de ouvir as influenciadoras lésbicas

Agência Mosaico lança pesquisa ao lado da YOUPIX para dar voz a criadoras de conteúdo lésbicas e fornecer dados para o mercado 

Mosaico, agência especializada em Marketing de Influência com foco na Diversidade, realizou a primeira pesquisa direcionada aos influenciadores LGBTQIA+ do Brasil em 2020. No ano seguinte, a agência focou no perfil de creators trans. As pesquisas evidenciaram para as marcas como as ativações e projetos envolvendo a comunidade LGBTQIA +  devem ir além de épocas sazonais. 

A Pesquisa de 2020, apontou, por exemplo, que 33,3% das criadoras lésbicas não recebem qualquer tipo de remuneração pelo trabalho de creator, enquanto para os homens cis gays esse número diminui para 9,3%. Esses dados mostram como existe uma desigualdade na busca por creators lésbicas mesmo dentro da comunidade. 

Dessa vez, a agência, ao lado da YOUPIX, uma das mais respeitadas empresas de consultoria de influência da América Latina, busca por mais informações sobre a presença da comunidade lésbica no mercado de influência brasileiro. “Somos lésbicas (LGBTs) o ano todo. Precisamos pagar boletos o ano todo e não só em junho. Meu público consome e escuta minhas recomendações e dicas em todos os meses do ano. Gostaria que junho e agosto fossem meses que conseguisse juntar uma grana a mais pra então pelo menos compensar esse silêncio que infelizmente tende a nos acompanhar nos outros meses” disse, Yas Campbell criadora de conteúdo e uma das consultoras da pesquisa.

Por isso, a proposta final desta nova pesquisa é ouvir essas creators e dar uma dimensão das influenciadoras lésbicas, fornecendo informações que auxiliem ainda mais na profissionalização e diversidade das ações de marketing. “As lésbicas não fazem parte somente de uma sigla, há outras dimensões dentro desse mundo, como maternidade, trabalho, corpo, preconceito, inclusive o próprio empoderamento feminino. Acreditamos que as ouvindo, podemos aprender e ampliar ainda mais o mercado de influência.” Afirma Yhevelin Guerin, lésbica, sócia da Mosaico e coordenadora da pesquisa.

Para participar, basta acessar o link do questionário por aqui . É importante que a pesquisa seja respondida com todos os detalhes possíveis até seu encerramento no dia 26 de maio para refletir a realidade da sociedade diversa que vivemos. 

Como coletar os insights de conteúdos do Instagram

Mas o que são os insights?

São as métricas do perfil e no caso de uma entrega especifica, como uma ação publicitária são dados como: alcance, impressões, resposta e outras informações que mostrem se seu conteúdo performou bem e correspondeu as expectativas.

Quando o creator faz um conteúdo publicitário, é muito comum que a marca solicite os insights da ação 24 horas ou alguns dias depois da entrega.

Como encontrar os insights no meu perfil?

Uma forma muito simples de ter acesso aos insights do seu perfil é clicando em “insights“, assim você tem acesso aos posts e stories por período.

Mas essa não é a única forma de encontrar esses dados, também é possível coletá-los direto da postagem. Como nos exemples abaixo:

No feed/reels: Basta clicar em “Ver insights” para ser direcionado à “análise da publicação”.

No story: basta arrastá-lo para cima e clicar no ícone de escada pra ter todas as informações sobre aquele story.

Como enviar esses dados?

Esses dados mostram o rendimento da entrega, assim a marca saberá quantas pessoas foram alcançadas pela ação e se valerá a pena investir novamente naquele influenciador. Por isso, é importante ter registrado, em especial, as seguintes informações:

Interações, alcance e impressões.
conversões/ações, alcance, impressões
alcance, views/impressões, interações

Agora você já sabe tudo sobre insighs pôs ação para fazer uma entrega completa. Mas lembre, cada empresa/marca trabalha de uma forma, então não tenha medo de perguntar pra evitar qualquer erro por mal entendido.

Por Rafaelly Alves

O fim do photoshop nas redes sociais

A agência Ogilvy UK, uma das maiores do mercado, anunciou recentemente que não vai mais trabalhar com influenciadores que alteram seus corpos e rostos nas redes sociais.

Mas como isso afeta a saúde mental dos internautas?

A prática de editar características físicas em fotos online parece inofensivo, mas expor um padrão de corpo/rosto irreal pode levar, principalmente, seguidores mais jovens a acreditar que existe um problema com suas aparências, prejudicando a forma como essas pessoas se vêem.

A atitude tomada pela Ogilvy é uma forma de fazer com que os influenciadores sejam mais reais e parem de exibir uma aparência irreal, além de vidas inalcançáveis nas redes!

Qual a sua opinião sobre? Conta aqui nos comentários!

5 Dicas para alcançar a Publi dos sonhos

Já pensou em como os influenciadores conseguem fechar publis incríveis nas redes? Muitos fatores como, engajamento, alcance e número de seguidores são muito importantes, mas existem também outros pontos necessários na horas de fechar uma ação publicitária com um creator. Abaixo estão 5 dicas que podem te aproximar da publi tão desejada. 

Mídia Kit

O Mídia Kit é um documento contendo as principais informações sobre o influenciador e o conteúdo de sua página. Nele terá uma análise do seu segmento, seus números, pontos positivos do seu perfil e referencias dos seu trabalhos.

Informações relevantes na bio

Antes de ter acesso ao seu Mídia Kit, o responsável por selecionar seu perfil para um job vai analisar sua biografia, por isso é importante que você deixe esse campo o mais atrativo e informativo possível. Coloque informações como: nome, estado, cidade, idade, nicho e o que mais você achar importante sobre você. Use um direcionador de links para colocar outras sociais, blogs, podcast ou matérias jornalísticas.

Caixa Postal

Se possível, tenha uma caixa postal ativa e coloque na bio do seu perfil. Assim as marcas poderão enviar mimos surpresas pra você.

Contato atualizado

Tenha contatos feito apenas para parcerias, isso evita que os e-mails importantes se percam. Mas lembre de mantê-los atualizados e bem visíveis no seu perfil. Não pra fechar parceria sem conseguir fazer contato.

Nota Fiscal

Muitas marcas pedem Nota Fiscal para as ações e não deixe para providenciar de última hora. Apesar de estar cada dia mais simples abrir um MEI (Microempreendedor Individual), o processo é simples, mas leva tempo e você não quer correr o risco de perder um job.

Coloque essas dicas em pratica junto de muita dedicação e seu momento vai chegar.

Por: Rafaelly Alves

PRA TE INSPIRAR: 11 conteúdos criativos que os influenciadores de Downy fizeram para o BBB

Tá sem ideia do que fazer para um publi de alguma marca que te contratou? A Mosaico elaborou a estratégia de conteúdo para os influenciadores do amaciante Downy durante o BBB 22 e aproveitamos para reunir os posts que foram ao ar.

Foram 11 influenciadores pertencentes ao Squad da marca: João Pedrosa (BBB 21), Camila Queiroz, Marcos Mion, Camilla de Lucas, Bianca Dellafancy, Paola Antonini, Ju Romano, Jade Magalhães, Lettícia Munniz, Alice Salazar e Mileide Mihaile. Esses nomes foram mapeados em 2021, quando a Mosaico desenvolveu o Planejamento Estratégico de Influência para a Downy. A agência foi contratada pela New Vegas para desenvolver esse plano.

JOÃO PEDROSA


A Mosaico fez todo o direcionamento para que a produção dos conteúdos fosse um sucesso, considerando melhores horários, categorias de conteúdos, alinhamento com o tipo de conteúdo que o influenciador já produz, caracterização e conteúdos de referência.

MARCOS MION


Como em todo projeto da Mosaico, buscamos trazer diversidade no elenco de influenciadores: diferentes cores, diferentes corpos, diferentes gêneros e sexualidades.

CAMILA QUEIROZ


Os influenciadores tiveram conteúdos divididos em combos de Stories, vídeos no Reels e fotos no feed. Dá uma olhada no resultado!

BIANCA DELLAFANCY


JU ROMANO


JADE MAGALHÃES


LETTICIA MUNNIZ


PAOLA ANTONINI


CAMILLA DE LUCAS


MILEIDE MIHAILE


ALICE SALAZAR


Gostou? Veja outros cases de influência para se inspirar.

Gretchen e Narcisa são musas do Carnaval Riachuelo

Trazendo o clima de folia em casa, após o adiamento do carnaval desse ano causado pela pandemia, a Riachuelo reuniu Narcisa e Gretchen, rainhas dos memes, para a campanha de Carnaval da marca.

Com a agência Mosaico responsável pelo planejamento estratégico da ativação, a internet ganhou um feat histórico entre as influenciadoras que julgaram uma batalha de looks carnavalescos, mas ideais para curtir os bloquinhos da segurança de casa. 

Elas se encontraram em uma diária, para escolher seus looks favoritos apresentados pelo squad de influenciadores da Riachuelo: Luanda Bandeira, Ivi Pizzoti, Iara Werneck e o casal Paula Amorim e Breno Simões. 

Além dos reacts já postados nas redes de Narcisa e Gretchen, ação está se desdobrando nas redes sociais da Riachuelo!

Guia de Tendências e Influência com Diversidade 2022

O Marketing de Influência e a diversidade são os carros chefes do marketing digital na atualidade, sendo o Brasil o país mais impactado por essa influência. 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais, o que mostra a importância dessa tática que, só no ano passado, movimentou US$ 13,8 bilhões.

No início da pandemia, no entanto, houve uma grande mudança na forma como as pessoas consumiam conteúdos online. Algumas pautas perderam relevância enquanto outras se tornaram extremamente necessárias. 

Para te ajudar a entender melhor o que vem pela frente trouxemos o Guia de Tendências e Influência com Diversidade 2022, leitura obrigatória para estar à frente desse ano que promete.

Para ter acesso ao guia da MOSAICO basta preencher o formulário abaixo!

Preencha apenas se você for empresa/agência/marca